miércoles, 17 de marzo de 2010

DIRETO DE VRINDÁVANA

Fotos de

Giridhari Das

Vrindávana 2010














DIRETO DE VRINDÁVANA 1

VÉSPERA DO GOURA-PURNIMA

Purushatraya Swami


Passo o Goura-purnima desse ano em Vrindávana. Em Mayapur, todos os anos, o Goura-purnima é um oceano de néctar, mas em Vrindávana não fica atrás. Aqui vão algumas cenas da véspera do festival, cenas essas que falam por si.

w7.jpg

Cada ano que passa, mais e mais pessoas vêm ao templo Krishna-Balarama Mandir para ter o darshana com as deidades, participar do kirtana e ouvir Krishna-katha. É um mar de gente cheia de entusiasmo e deslumbrada com a atmosfera devocional do templo. Essa é uma vitória incontestável de Srila Prabhupada. É exatamente isso que ele sempre quis. Isso também prova que Bhakti está cada vez mais presente no templo da ISKCON. Em Vrindávana existem centenas de templos de adoração a Krishna. Por que o templo da ISKCON é tão concorrido? As pessoas sentem a diferença na adoração das deidades, nos programas do templo, no kirtana, na postura dos devotos, enfim na qualidade de Bhakti que os devotos e devotas do Krishna-Balarama Mandir irradiam.

Vamos agora conhecer as maravilhosas deidades dos três magníficos altares do templo:

w2.jpg

Sri Sri Goura-Nitai, ladeados por Srila Prabhupada e Srila Baktisiddhanta

w1.jpg

O altar principal, Sri Sri Krishna-Balarama. Reparem que belíssima simhasana.

w3.jpg

As graciosas deidades Sri Sri Radha-Shyamasundara, Lalita e Vishaka Devi. Essas deidades são famosas por todo o mundo pela sua beleza e pela devoção com que são cuidadas.

w8.jpg

Cena diária no templo à tarde_ confecção de guirlandas para as deidades para o dia seguinte. Esta foto foi tirada em um dia comum. Em dias de festival, o trabalho e a quantidade das flores são dobrados.

w5.jpg

No Krishna-Balarama Mandir, o kirtana é ininterrupto_ 24 horas todos os dias. Lá pelas cinco da tarde, quando a afluência de público intensifica-se, os melhores músicos e kirtaniyas, líderes de kirtana, se apresentam. Nessa hora, Aindra Prabhu, que há cerca de vinte anos lidera esse programa, empolga os devotos e visitantes do templo com melodias e ritmos do maha-mantra que só ele tem a maestria para apresentar. O som do maha-mantra Hare Krishna, . Krishna ressoa no templo fica apinhado de gente.

w6.jpg

Aindra Prabhu e sua equipe em ação.

w4.jpg

Na véspera de Goura-purnima, fui convidado para dar uma aula do Sri Caitanya-caritamrta no horário que normalmente é a aula de Srimad Bhagavatam. Durante os dias de festival, as aulas são dadas no pátio interno do templo por causa do número crescente de devotos visitantes. É sempre uma experiência muito estimulante dar aulas em Vrindávana, na presença de muitos devotos antigos e eruditos. Um desafio muito gratificante.

image003.jpg
50 K Ver Descargar

image008.jpg
69 K Ver Descargar

image009.jpg
71 K Ver Descargar

image011.jpg
81 K Ver Descargar

image015.jpg
55 K Ver Descargar

image018.jpg
59 K Ver Descargar

image020.jpg
41 K Ver Descargar

image022.jpg
55 K Ver Descargar


DIRETO DE VRINDÁVANA 2

GOURA-PURNIMA (Parte 1)

Purushatraya Swami


Afinal o grande dia de Goura-purnima. Há 524 anos atrás, em Navadvipa, West Bengal, Índia, Sri Caitanya Mahaprabhu aparecia nesse mundo numa noite de eclipse lunar. Esse ano, por ter caído no domigo, Vrindávana estava lotada de gente.

q10.jpg

Da noite para o dia, já no mangalartik, o templo está todo decorado com muito bom gosto, tanto externa quanto internamente.

q1.jpg

Vejam que beleza a decoração da sala do templo, todo com flores naturais.

q3.jpg

Sri Sri Goura-Nitai com roupa de festa. Reparem quão ricas e elaboradas são as guirlandas.

q16.jpg

Sri Sri Krishna-Balarama

q17.jpg

Sri Sri Radha-Shyamasundara, Lalita e Vishaka Devi

q7.jpg

Depois do Govinda e Gurupuja, uma longa seção de Goura-katha, das 8 até meio dia.

q5.jpg

Os palestrantes (da esquerda para a direita): Purushatraya Swami, que discursou sobre “Aspectos Internos da personalidade divina de Sri Caitanya Mahaprabhu”; Guru-prasada Swami (“O advento de Sri Caitanya”); Bhakti-sundar Maharaj (“O sannyasi de Sri Caitanya”); Janananda Gosvami (“Aspecto externo da missão de Sri Caitanya”).

q6.jpg

Kirtana entre amigos: Janananda Maharaj lidera um extático kirtana; a seu lado, de branco, Pancha-Gouda,discípulo de Prabhupada, americano, que por muitos anos foi o vice-presidente do templo e, agora, é o novo presidente do Krishna-Balarama Mandir; Purushatraya Swami; a seu lado, De vamrta Prabhu, um brahmacari muito erudito, recém liberado da presidência do templo para tomar sannyasi dentro de poucos dias; ao seu lado, um discípulo americano de Srila Prabhupada.

image003.jpg
52 K Ver Descargar

image006.jpg
63 K Ver Descargar

image008.jpg
71 K Ver Descargar

image009.jpg
72 K Ver Descargar

image010.jpg
71 K Ver Descargar

image011.jpg
57 K Ver Descargar

image013.jpg
51 K Ver Descargar

image015.jpg
40 K Ver Descargar


DIRETO DE VRINDÁVANA 3

GOURA-PURNIMA (Parte 2)

Purushatraya Swami

q20.jpg

Mais um darshana das maravilhosas deidades do Krishna-Balarama Mandir de Vrindávana_ Sri Sri Radha-Shyamasundara_ no dia de Goura-purnima.

q18.jpg

Durante três dias, na época do Goura-purnima, acontece o festival popular Holi. Esse festival acontece por toda Índia. Essa tradição vem do tempo de Krishna, em que Krishna e as gopis atiravam pós e líquidos coloridos entre si. O Holi é proibido dentro do templo, mas todo mundo que vem ao templo tem esse aspecto.

q19.jpg

Somente ao botar o pé na rua, você vai ficar todo manchado. Os indianos não ligam. Todos estão felizes.

q8.jpg

Diariamente, centenas de livros de Srila Prabhupada são vendidos nas diversas bancas de livros do templo.

q9.jpg

Os visitantes prestando suas reverências no samadhi-mandir de Srila Prabhupada.

q11.jpg

O grande momento do festival de Goura-purnima é o abisheka de Sri Sri Goura-Nitai. O padrão do abisheka é o mais elevado possível. Na foto: De turbante, Mukunda Datta, o pujari-chefe do templo por mais de vinte anos; Purushatraya Swami; Veda-Vyasa Swami; e o vice-presidente do templo, Janardana Brahmacari.

q21.jpg

Estes foram alguns dos felizardos que conseguiram lugar perto do altar durante o abhisheka. Uma grande multidão ficou de longe, no pátio do templo.

q14.jpg

Aindra Prabhu e os devotos do kirtana 24 horas empolgavam a todos com um kirtana espetacular e totalmente devocional.

q12.jpg

Empolgação e alegria genuína durante o abhisheka. Puramente espiritual. Todos os problemas e sofrimentos desse mundo são superados.

q13.jpg

Senti-me honrado ao ser convidado para conduzir o aratik para Sri Sri Krishna-Balarama após o abisheka. Dois outros sannyasis conduziram o aratik para as outras deidades. A oferenda foi feita antes do aratik. Fiquei impressionado! Foram centenas de preparações de primeira classe cobrindo o chão dos três altares. Toda maha-prasada é distribuída de dentro do altar ao imenso público presente no templo. Para os devotos da ISKCON, uma simples prasada de ekadashi. No dia seguinte, o festival de Jagannatha Misra, pai de Caitanya, para todos os devotos.

q22.jpg

Durante o grande aratik do festival, dentro do altar tudo era um momento de paz. Entretanto, fora do altar, na sala do templo e no pátio, tudo era uma “loucura” transcendental, digo, êxtase total. Definitivamente Bhakti Devi estava presente no Krishna-Balarama Mandir para o prazer de Sri Caitanya Mahaprabhu e Srila Prabhupada.

image006.jpg
100 K Ver Descargar

image010.jpg
47 K Ver Descargar

image011.jpg
51 K Ver Descargar

image015.jpg
46 K Ver Descargar

image016.jpg
51 K Ver Descargar

image018.jpg
57 K Ver Descargar

image022.jpg
60 K Ver Descargar

image023.jpg
55 K Ver Descargar

image024.jpg
47 K Ver Descargar

image027.jpg
64 K Ver Descargar

image030.jpg
57 K Ver Descargar





Página PRINCIPAL

OBRAS y AUTORES CLÁSICOS
Agradecimientos
Cuadro General

Disculpen las Molestias







jueves 11 de marzo de 2010

ENCICLOPEDIA - INDICE | DEVOTOS FACEBOOK | EGIPTO - USUARIOS de FLICKR y PICASAWEB

No hay comentarios:

Correo Vaishnava

Mi foto
Spain
Correo Devocional

Archivo del blog