miércoles, 17 de marzo de 2010

Japa-Yoga - Radhanatha Das

Japa-Yoga

http://devotos.googlegroups.com/attach/3e0c62fa0ced7321/image001.jpg?gda=c64AK0UAAACdkcQ48bKUmndXeX39VwVA80GOJllpyfW7kSGIxa20olvNuN-iFW33Nt3wd-YFzoqO3f1cykW9hbJ1ju6H3kglGu1iLHeqhw4ZZRj3RjJ_-A&view=1&part=4


Fotos de
Giridhari Das

Vrindávana 2010






















Por Radhanatha Das

O significado da expressão japa-yoga é comunhão com Deus através da recitação suave de Seus santos nomes: Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna Hare Hare, Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare; recitação tal qual pode se realizar com o auxilio de uma japa-mala, ou seja, um colar com cento e oitos contas semelhante a um rosário.

Japa-yoga esta inserido dentro do grande processo de Bhakti-yoga e e considerado uma de suas atividades mais essenciais. No Bhagavad-guita (10.25) Krisnha confirma isso: "De todos os sacrifícios Eu sou o cantar dos santos nomes (japa).

Embora muito simples, esta pratica requer muita atenção e orientação. Para melhor elucidar isso vamos nos referir a um verso do Hari-Bhakti-vilasa, que trata magistralmente desse assunto:


manah samharanam shaucham

maunam mantrartha-chintanam

avyagratvam anivedo

japa sampati hetavah.


Se queremos encontrar o tesouro de japa, a primeira qualificação é atenção concentrada, porem a atenção concentrada esta diretamente relacionada a purificação da mente. Sobre isso Srila Prabhupada diz: "Ninguém pode prestar atenção concentrada se não for de mente pura. Ninguém pode ser puro na mente se não e puro na ação, ninguém pode ser puro na ação se não é puro em comer, dormir, temer e acasalar-se" (SB 1.3.44). O Sr. também alerta que o contato com materialistas e muito prejudicial para auto realização justamente por que isso polui a mente. Logo, se queremos desenvolver concentração devemos começar sendo limpos fisicamente e em nossos atos. Do contrario quando a mente de alguém fica poluída e muito difícil se concentrar. Outro elemento muito importante e manter silencio (maunam). Em geral maunam quer dizer um voto de silencio absoluto. Para um devoto maunam significa evitar conversas desfavoráveis a consciência de Krishna. Outra observação mas especifica, e que pelo menos em quanto pratica a japa, o devoto deve abster-se de falar. Essa famosa japa social e um câncer que destrói lentamente o avanço espiritual. Adote o processo como uma forma muito sagrada e reverente de entrar em comunhão com Deus. Quando falamos com uma pessoa e gostamos dela devemos dar atenção, e não ficar interrompendo a conversa e olhando para os lados e para o relógio. Essa falta de educação denota o nosso desinteresse pela pessoa.Da mesma forma Deus e uma pessoa e a nossa prece deve ser atenta.

Enquanto se canta , deve se lembrar o significado do maha-mantra Hare Krishna sobre os quais podemos meditar. Vou citar apenas um que me agrada muito, dado por Srila Prabhupada: "O canto e uma maneira espiritual de dirigir-se as Senhor a Sua energia interna. Hara, pedindo-lhes que dêem proteção a alma condicionada. Esse canto é exatamente como o choro genuíno de uma criança por sua mãe. Mãe Hara auxilia o devoto a graça do Pai Supremo, Krishna."

Perseverança e outra qualidade fundamental. Dominadas pelas energia inferiores da natureza,as pessoas são impacientes e imediatistas. Esperam obter tudo num caixa eletrônico ou num clic do mouse. Mas para atingir a perfeição da japa e preciso toda uma vida de dedicação ao processo. O mantra e como uma semente, não se pode esperar colher o fruto no dia seguinte. E os melhores frutos são os que levam mais tempo. Assim devemos cultivar perseverança e paciência por meio da pratica diária de recitar um numero prescrito de voltas de japa-mala.

Por ultimo mas não menos importante,e o entusiasmo. Entusiasmo e uma palavra bastante expressiva que transmite bem o sentido do termo em sânscrito. Etimologicamente entusiasmo quer dizer "com Deus dentro de si". Confiante de que Deus em seu coração fará de tudo para ajudá-lo na senda espiritual, o devoto pega sua japa-mala e em êxtase clama pelo Senhor: HARE KRISHNA HARE KRISHNA KRISHNA KRISHNA HARE HARE, HARE RAMA HARE RAMA RAMA RAMA HARE HARE.

Agora mãos a obra, mãos a japa mala.






Página PRINCIPAL

OBRAS y AUTORES CLÁSICOS
Agradecimientos
Cuadro General

Disculpen las Molestias







jueves 11 de marzo de 2010

ENCICLOPEDIA - INDICE | DEVOTOS FACEBOOK | EGIPTO - USUARIOS de FLICKR y PICASAWEB

No hay comentarios:

Correo Vaishnava

Mi foto
Spain
Correo Devocional

Archivo del blog