miércoles, 17 de marzo de 2010

Lançamento do Livro Yoga Sutra

http://pandavas-org.googlegroups.com/attach/67f7bb2225e86fae/image002.jpg?gda=rIlHg0UAAACgMbJU21-jFBFNdyuo7dsmzbUulW5DMiLQ70ng2NktRM1PPHXiAUfPMVStazXhTE6O3f1cykW9hbJ1ju6H3kglGu1iLHeqhw4ZZRj3RjJ_-A&view=1&part=4

Lançamento do Livro Yoga Sutra – Uma Abordagem Prática!

Escrito por Giridhari Das (Gustavo Dauster), baseado na tradução e comentários de Srila Hridayananda Das Goswami Acharyadeva (Howard J. Resnick, PhD).

O Yoga Sutra descreve a essência do yoga – elementos práticos, obstáculos, resultados intermediários e seu objetivo final.

Esta tradução do sânscrito ao inglês dos sutras feita por Srila Acharyadeva merece uma atenção especial, devidos as suas imensas qualificações. Srila Acharyadeva é doutor em Sânscrito e Estudos Indianos pela Universidade de Harvard. Ele é um praticante dedicado de bhakti-yoga há quase 40 anos, tendo viajado mundo afora treinando pessoas em bhakti-yoga e palestrando sobre o assunto de yoga e filosofia védica. Sua apresentação do Yoga Sutra se destaca por sua clareza e praticidade, desmistificando o texto e mostrando sua sempre atual relevância para todos aqueles interessados em evoluir como pessoas.

Giridhari Das tem estudado e praticado o yoga metafísico sob a guia de Srila Acharyadeva há cerca de quinze anos, e ocupa-se em tempo integral a ensinar e palestrar sobre o assunto há mais de sete anos.

Como comprar:

Um exemplar, com frete INCLUSO para qualquer parte do país: R$34.

Faça o depósito nesta conta:

Gustavo Dauster (471.458.031-00)
Banco Itaú (341)
Ag. 4454
CC 00108-4

E mande um e-mail para ...@pandavas.org.br> g...@pandavas.org.br com a confirmação de seu depósito e endereço completo (com CEP) para envio.

Para revenda (promoção de lançamento), pacote com 20 livros, frete a pagar, R$280.

~~~~~~~~

Jornada do Yoga Sutra

Realizamos nos dias 18 e 19 de Novembro a 1ª Jornada do Yoga Sutra, em Brasília.

A Jornada do Yoga Sutra é um intenso seminário de 14 horas (7 horas por dia), onde cobrimos todos os sutras do Yoga Sutra. Uma gratificante experiência de profunda imersão na maravilhosa filosofia do yoga e de sat-sanga.

Escute aqui o testemunho dos participantes:
http://www.pandavas.org.br/mp3/Testemunhos_YS.mp3.

Os 17 heróicos pioneiros saíram com seus exemplares do “Yoga Sutra – Uma
Abordagem Prática” e um certificado!

Quem quiser marcar um curso desses em sua cidade, por favor entre em contato comigo ( ...@pandavas.org.br> g...@pandavas.org.br).

--
No virus found in this outgoing message.
Checked by AVG Free Edition.
Version: 7.5.430 / Virus Database: 268.14.11/543 - Release Date: 20/11/2006
21:20

http://pandavas-org.googlegroups.com/attach/67f7bb2225e86fae/image002.jpg?gda=rIlHg0UAAACgMbJU21-jFBFNdyuo7dsmzbUulW5DMiLQ70ng2NktRM1PPHXiAUfPMVStazXhTE6O3f1cykW9hbJ1ju6H3kglGu1iLHeqhw4ZZRj3RjJ_-A&view=1&part=4
image002.jpg
24 K VerDescargar

http://pandavas-org.googlegroups.com/attach/67f7bb2225e86fae/image003.jpg?gda=sHfg9kUAAACgMbJU21-jFBFNdyuo7dsmzbUulW5DMiLQ70ng2NktRH22-mhLmgW5SVETOgRwyC2O3f1cykW9hbJ1ju6H3kglGu1iLHeqhw4ZZRj3RjJ_-A&view=1&part=5
image003.jpg
35 K VerDescargar

http://pandavas-org.googlegroups.com/attach/67f7bb2225e86fae/image006.jpg?gda=jkw9JUUAAACgMbJU21-jFBFNdyuo7dsmzbUulW5DMiLQ70ng2NktREWiRLzkPp9qUBrbXUOwvXSO3f1cykW9hbJ1ju6H3kglGu1iLHeqhw4ZZRj3RjJ_-A&view=1&part=6
image006.jpg
17 K VerDescargar





Página PRINCIPAL

OBRAS y AUTORES CLÁSICOS
Agradecimientos
Cuadro General

Disculpen las Molestias







jueves 11 de marzo de 2010

ENCICLOPEDIA - INDICE | DEVOTOS FACEBOOK | EGIPTO - USUARIOS de FLICKR y PICASAWEB

Sri Sri Siksastaka - Verso 3º

Sri Sri Siksastaka


De: "Giridhari Das"

Fecha: Thu, 21 Jan 2010 06:38:59 -0200

Local: Jue 21 ene 2010 10:38

Asunto: Sanmodana Bhasya - Verso 3

Fotos de
Giridhari Das

Vrindávana 2010


















O Senhor Caitanya Mahaprabhu instruiu Seus discípulos a escrevem livros sobre a ciéncia de Krsna, uma tarefa que Seus seguidores continuam a realizar até os dias atuais. As elaborações e exposições sobre a filosofia ensinada pelo Senhor Caitanya são, de fato, as mais volumosas, exatas e consistentes – isto devido ao sistema de sucessão discipular. Embora fosse amplamente conhecido como um erudito em Sua juventude, o Senhor Caitanya nos deixou apenas oito versos, chamados Siksastaka. Estes oitos versos revelam de forma concisa e clara os ensinamentos de Sri Caitanya Mahaprabhu, cuja esséncia é o cantar do santo nome”. – Srila Prabhupada Sanmodana Bhasya - O Comentário Outorgador de Grande Prazer -



O Sanmodana-bhasya, ‘O Comentário Outorgador de Grande Prazer’, é um extenso comentário em sânscrito sobre os oito versos de instrução do Senhor Caitanya, chamados Sri Sri Siksastaka, o qual Srila Bhaktivinoda Thakura compuso en el ano de 1886”. – Rupa Vilasa dasa

* * *

Siksastaka - Verso 3

trnad api sunicena

taror api sahisnuna

amanina manadena

kirtaniyah sada hari


O santo nome do Senhor deve ser cantado em um estado de espírito humilde, considerando-se inferior a palha na rua; deve-se ser mais tolerante do que uma árvore, destituído de todo sentido de falso prestígio, e deve-se estar pronto para oferecer todo o respeito aos outros. Em tal estado de espírito, o santo nome do Senhor pode ser cantado constantemente.


COMENTÁRIO DE BHAKTIVINODA THAKURA: O devoto que canta o nome sem cometer ofensas é adornado por quatro qualidades muitíssimo especiais. Elas são: Uma brandura humilde decorrente do completo desapego da matéria, compaixão pura e destituída de inveja, um coração imaculado e livre do desejo por prestígio, e uma atitude respeitosa apropriada para com todos.

(1) Trnad api sunicena (mais humilde do que a palha)

Quando o santo nome, a completa corporificação das rasas transcendentais (aprakrta-cin-maya-rasa), aparece no coração do devoto praticante (sadhaka), sua atitude mental é transformada. Ele pensa: “Sou constitucionalmente uma consciéncia infinitesimal (anu-caitanya) e um servo do Senhor Krsna. Eu não tenho qualquer necessidade associada a vida materialista e a objetos materiais. Entretanto, ai de mim, devido a minha alienação dos pés de lótus de Krsna, encontro-me em minha presente condição lastimável. Preso na atormentadora roda de nascimentos e mortes, sofro misérias inimagináveis”.

O sadhaka humildemente adota yukta-vairagya, a renúncia na forma da ocupação ativa dos sentidos a serviço do Senhor. “Agora, pela graça de meu mestre espiritual e dos Vaisnavas, compreendi que somente por meio do serviço devocional ao Senhor Supremo posso eu encontrar alívio para as aflições da existéncia material, reintegrar-me em minha posição constitutiva, reaver a minha identidade espiritual (svarupa) e obter o amor a Deus (bhagavat-prema)”.

Entretanto, enquanto não me livro das correntes do condicionamento material, sou obrigado a adotar o caminho de yukta-vairagya. Enquanto cultivo sambandha-jnana, aceitarei da matéria somente as necessidades mínimas necessárias para manter o corpo e a alma juntos”.

Tanto os sofrimentos oriundos de pobreza, doença, calamidade e velhice quanto a felicidade causada por riquezas, saúde, beleza e educação são reações manifestas de atividades passadas (prarabdha-karma). Em todo caso, perda e ganho, nascimento e morte, sofrimento e regozijo são deixados para trás quando ascendemos a realidade espiritual, logo esses assuntos mundanos são irrelevantes. Pensando desta maneira, irei me aproximar de Krsna com infinita humildade e orarei: ‘Ó Krsna, Ó Govinda, Ó Senhor da minha vida! Quando serei ocupado em Seu serviço divino? Por favor, seja misericordioso para com esta criatura baixa e aceite-a sem demora como Seu servo’. Nesta disposição, eu posso tanto renunciar minha família quanto permanecer em casa
vivendo sobriamente. Isso não importa, pois, pela graça de Krsna, manterei de alguma forma a minha vida”.

Uma palha morta na rua é simplesmente matéria, o seu ego ou sua identidade naturalmente corresponde a sua existencial fatual, pois uma palha é meramente uma palha. O meu ego presente, contudo, é falso (ahankara), constituído de coberturas grosseira e sutil; ele não corresponde ao meu eu original. Porque o ego (abhiman) da palha é fatual e o meu ego material é irreal, a única medida que me é apropriada é tornar-me mais humilde do que a palha na rua”.

(2) Taror api sahisnuna (mais tolerante do que uma árvore)

O significado da expressão taror api sahisnuna, “mais tolerante do que uma árvore”, é o seguinte: A árvore é tão tolerante que é incapaz de deixar de oferecer sua sombra refrescante e seus frutos suculentos mesmo a pessoa que vai cortá-la. O devoto do Senhor Krsna é ainda mais bondoso porque ele sente compaixão por todos, benquerentes e inimigos, desejando-lhes somente o melhor.

Aquele que canta o santo nome sem ofensas é tomado de pensamentos relativos ao bem-estar dos demais. Ele pensa: “Ó Senhor, meus amigos, companheiros e outras entidades vivas, que se incluem todos no grupo de almas condicionadas, são muitíssimo desafortunados. Como eles poderão possivelmente desenvolver amor e atração pelo cantar de Seu nome todo-auspicioso? Eles estão mergulhados no pântano dos apegos familiares, riquezas e propriedades; vitória e derrota; sucesso e revés; perda e ganho; alegrias e sofrimentos; nascimento e morte, etc. – tudo em razão de estarem cegos pela energia ilusória (maya)”.

E não vejo sequer o menor sinal de que estejam desgostosos com essa existéncia material fútil, repleta de coisas indesejadas (anarthas). Eles estão sendo lentamente estrangulados pela forca de seus próprios ilimitados desejos por gratificação sensorial, e dedicam seu precioso tempo ocupando-se nos assuntos inúteis de karma e jnana, isto é, a busca pela felicidade momentânea do desfrute material disponível neste mundo e nos planetas celestiais (karma) e a busca pela liberação do sofrimento que, por fim, vem da busca pelo prazer egoísta (jnana). Como essas pessoas podem ser motivadas a se interessarem em conhecer o seu eu verdadeiro (atma-svarupa)?”.

Enquanto suplica ao Senhor desta maneira, o coração do devoto transborda emoções espirituais. Ele canta alto:

harer nama harer nama hare namaiva kevalam

kalau nasty eva nasty eva nasty eva gatir anyatha

Nesta era de Kali, não há outra maneira, não há outra maneira, não há outra maneira, senão cantar o santo nome, cantar o santo nome, cantar o santo nome”.

(3) Amani (destituído de todo sentido de falso prestígio)

A palavra amani revela a terceira qualidade do devoto cujo cantar é decorado pela inofensividade: Seu coração é impecavelmente livre do falso ego e do falso prestígio.

As falsas designações dos corpos grosseiro e sutil da jiva surgem da ignorância. Poderes de yoga mística, opuléncia, boa aparéncia, nascimento elevado, força, status social, influéncia e assim por diante são aspectos de seu falso ego (ahankara). Tudo isso não apenas é incompatível com sua identidade espiritual verdadeira, como é completamente externo e falso.

Possuir um coração imaculado, destituído de falso ego e prestígio, significa especificamente que o devoto distancia-se completamente de todas as designações irreais (mithya-abhimana-sunyata). O que dizer, entretanto, do orgulho que talvez advenha da subjugação das designações falsas? A resposta é que, a despeito de ser altamente respeitado, o devoto que demonstra tolerância, humildade e um coração puro é um candidato digno do cantar puro, pois ele se precaverá de modo a não se tornar orgulhoso por ser honrado como brahmana, caso seja chefe de família; ou como sannyasi, caso seja renunciante – ele se concentra exclusivamente nos pés de lótus do Senhor Krsna e canta Seu santo nome.

(4) Manada (pronto para oferecer todo respeito aos outros).

A palavra manada significa oferecer todo respeito aos demais de acordo com a posição individual de cada um, o que é o quarto sintoma de um devoto que canta o santo nome sem ofensas. Visto que ele compreende que todas as entidades vivas são servos eternos de Krsna, ele jamais adota uma postura de malícia ou vingança para com alguém; ao contrário, ele agrada todos com palavras doces e sublimes e com atos exemplares, os quais visam o bem do mundo inteiro. Ele oferece respeito a personalidades distintas, como os brahmanas eruditos; a Brahma, Siva e outros semideuses elevados, ele oferece
rever
éncias com absoluta humildade, pedindo em oração que aumentem sua devoção pelo Senhor Krsna; e a Vaisnavas elevados e a devotos puros, ele oferece serviço de todo o seu coração.

Conclusão

O cantar do santo nome que é felicitado com as quatro qualidades mencionadas acima é o sucesso mais elevada da vida humana. Esta é a declaração do Senhor Caitanya Mahaprabhu, o mais magnânimo avatara e o salvador das almas caídas da era de Kali.

Sri Caitanya-caritamrta, Antya 20.22-26:

uttama hana apanake mane trinadhama
dui-prakare sahishnuta kare vriksha-sama

Estes são os sintomas de alguém que canta o maha-mantra Hare Krsna. Embora ele seja muito elevado, ele se considera mais baixo do que a palha no chão; e, como uma árvore, ele tolera tudo de duas maneiras”.

vriksha yena katileha kichu na bolaya
shukana maileha kare pani na magaya

Quando uma árvore é cortada, ela não protesta, e, mesmo enquanto seca, ela não solicita água a ninguém”.

yei ye magaye, tare deya apana-dhana
gharma-vrishti sahe, anera karaye rakshana

A árvore dá seus frutos, flores e tudo mais que possui a todos e qualquer um. Ela tolera calores escaldantes e torrentes de chuva, e, ainda assim, concede refúgio a outros”.

uttana hana vaishnava habe nirabhimana
jive sammana dibe jani' 'krishna'-adhishthana

Embora um Vaisnava seja a personalidade mais elevada, ele é destituído de orgulho e demonstra todo respeito aos outros, sabendo que todos são a residéncia de Krsna”.

ei-mata hana yei krishna-nama laya
shri-krishna-carane tanra upajaya

Se alguém cantar o santo nome do Senhor Krsna com esta disposição, ele certamente despertará seu amor dormente pelos pés de lótus de Krsna”.

Tradução de Bhagavan dasa (DvS) – http://www.devocionais.xpg.com.br

Lançamento do Livro Yoga Sutra

Galería pública de Giridhari Das Álbumes (50)








Página PRINCIPAL

OBRAS y AUTORES CLÁSICOS
Agradecimientos
Cuadro General

Disculpen las Molestias







jueves 11 de marzo de 2010

ENCICLOPEDIA - INDICE | DEVOTOS FACEBOOK | EGIPTO - USUARIOS de FLICKR y PICASAWEB

Obras Vaishnavas



Fotos de
Giridhari Das

Janmastami Soho e Bhaktivedanta Manor 2009
























Baladeva Vidyabhusana










A (Aisvarya-Kadambini de Sri Baladeva Vidyabhusana)
Baladeva Vidyabhusana - Biografía
The most important works of Srila Baladeva Vidyabhusana are:

1. Govinda-bhasya,
2. Siddhanta-ratna,
3. Vedanta-syamantaka,
4. Prameya-ratnavali,
5. Siddhanta-darpana,
6. Aisvarya-kadambini,
7. Sahitya-kaumudi,
8. Chandah-kaustubha,
9. Kavya-kaustubha,
10. Bhagavad-gita-bhasya,
11. Vaisnav-anandini tika (commentary on Srimad-Bhagavatam), as well as commentaries on
12. Tattva sandarbha,
13. Stava-mala,
14. Gopala-tapani Upanisad,
15. Visnu-sahasra-nam,
16. Laghu-bhagavatamrita,
17. Nataka-candrika, and
18. Syamanada-sataka.

Bhaktivinoda Thakura (1838 -1914)

956JC - Srila Bhaktivinoda Thakura

A list of Bhaktivinoda’s works as well as the year they were published is as follows (this does not include the various essays that he penned for his periodical ‘Sajjana-toshani’):

1 Hari-katha: Topics of Lord Hari, 1850
2 Sumbha-Nisumbha-yuddha, 1851
3 Poriade, 1857-58.
4 Mathas of Orissa, 1860.
5 Vijana-grama, 1863.
6 Sannyasi, 1863.
7 Our Wants, 1863
8 Valide Rejistri, 1866.
9 Speech on Gautama, 1866
10 The Bhagavat: Its Philosophy, Its Ethics, and Its Theology, 1869
11 Garbha-stotra-vyakhya, 1870
12 Reflections, 1871
13 Thakura Haridasa, 1871
14 The Temple of Jagannatha at Puri, 1871
15 The Monasteries of Puri, 1871
16 The Personality of Godhead, 1871
17 A Beacon of Light, 1871
18 Saragrahi Vaisnava, 1871
19 To Love God, 1871
20 The Atibadis of Orissa, 1871
21 The Marriage System of Bengal, 1871
22 Vedantadhikarana-mala, 1872
23 Datta-kaustubham, 1874
24 Datta-vamsa-mala, 1876
25 Bauddha-vijaya-kavyam, 1878
26 Sri Krsna-samhita, 1880
27 Sri Sajjana-tosani, (monthly magazine) 1881
28 Kalyana-kalpataru, 1881
29 Review of Nitya-rupa-samsthapanam, 1883
30 Visva-Vaisnava-Kalpatari, 1885
31 Dasopanisad-curnika, 1886
32 Bhavavali (commentary), 1886
33 Rasika-Ranjana, (commentary on Bhagavad Gita) 1886
34 Sri Caitanya Siksamrta, 1886
35 Prema-pradipa, 1886
36 Published Sri Visnu-sahasra-nama, 1886
37 Manah-Siksa (translation and commentary), 1886
38 Sri Caitanya-Upanisad (commentary), 1887
39 Sri Krsna-vijaya (published), 1887
40 Vaisnava-siddhanta-mala, 1888
41 Sri Amnaya-sutram, 1890
42 Siddhanta-darpanam (Bengali translation), 1890
43 Sri Navadvipa-dhama-mahatmya, 1890
44 Sri Godruma Kalpatari (essays on nama-hatta), 1891
45 Vidvad-ranjana (commentary on Bhagavad Gita), 1891
46 Sri Harinama, 1892
47 Sri Nama, 1892
48 Sri Nama-tattva-siksastaka, 1892
49 Sri Nama-mahima, 1892
50 Sri Nama-pracara, 1892
51 Sriman Mahaprabhura Siksa, 1892
52 Tattva-vivekah or Sri Saccidanandanubhutih, 1893
53 Saranagati, 1893
54 Gitavali, 1893
55 Gitamala, 1893
56 Soka-satana, 1893
57 Nama Bhajana, 1893
58 Tattva-sutram, 1894
59 Vedarka-didhiti (commentary on Sri Isopanisad), 1894
60 Tattva-muktavali or Mayavada-satadusani, (translated and published), 1894
61 Amrta-pravaha-bhasya (commentary on Caitanya caritamrta), 1895
62 Sri Gauranga-lila-smarana-mangala-stotram, 1896
63 Sri Ramanuja Upadesa, 1896
64 Jaiva-Dharma, 1896
65 Sri Caitanya Mahaprabhu, His Life and Precepts, 1896
66 Brahma-samhita (commentary), 1897
67 Sri Goloka-mahatmya (Bengali translation of Brhad Bhagavatamrta), 1898
68 Sri Krsna-karnamrtam, (translation), 1898
69 Piyusa-varsini-vrtti (commentary on Upadesamrta), 1898
70 Sri Bhajanamrtam (translation and commentary), 1899
71 Sri Navadvipa-bhava-taranga, 1899
72 The Hindu Idols, 1899
73 Sri Harinama-cintamani, 1900
74 Sri Bhagavata Arka-marici-mala, 1901
75 Sri Sankalpa-kalpadruma (Bengali translation), 1901
76 Sri Bhajana-rahasya, 1902
77 Sri Prema-vivarta (published), 1906
78 Svaniyama-dvadasakam, 1907








Página PRINCIPAL

OBRAS y AUTORES CLÁSICOS
Agradecimientos
Cuadro General

Disculpen las Molestias







jueves 11 de marzo de 2010

ENCICLOPEDIA - INDICE | DEVOTOS FACEBOOK | EGIPTO - USUARIOS de FLICKR y PICASAWEB

Correo Vaishnava

Mi foto
Spain
Correo Devocional

Archivo del blog